O SIGBio-RS funciona como um visualizador de dados da biodiversidade do Estado. Sua plataforma é abastecida por diversas fontes, dentre elas as coleções biológicas da Fundação Zoobotânica – FZB/RS e os indicadores da biodiversidade do Sistema de Monitoramento da Biodiversidade do RS – RSBiomonitora.

    Histórico

    O SIGBio-RS é um produto do Projeto RS Biodiversidade – Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, desenvolvido entre 2007 e 2016 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA, em parceria com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM, a Fundação Zoobotância do RS – FZB e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul – EMATER, com recursos do Fundo Global do Meio Ambiente - GEF, por meio do Banco Mundial - BID.

    No escopo do Componente 2 – Apoio ao Gerenciamento da Biodiversidade, e do sub-componente 2.2 – Instrumentos para Gestão, foi prevista a ação 2.2.1 – Implantação de Sistema de Informação Geográfica sobre a Biodiversidade, com o objetivo de fomentar a conscientização sobre a biodiversidade e o desenvolvimento de instrumentos de gestão para o manejo eficiente e sustentável dos recursos naturais.

    Assim construiu-se esta ferramenta direcionada para o planejamento e gerenciamento das ações voltadas à conservação da biodiversidade, composta por um banco de dados com informação georreferenciada de ocorrências de espécies, que permite a espacialização da ocorrência de indivíduos animais ou vegetais, além de um conjunto de dados relacionados com a biodiversidade e o meio ambiente natural.

    Dentre os dados, faz-se destaque para as coleções biológicas mantidas pela Fundação Zoobotânica/RS, cujos dados de ocorrência de espécies estão disponibilizados nesta plataforma.

    Outro diferencial desta plataforma são os dados do monitoramento da biodiversidade do Estado, realizado através do Sistema de Monitoramento da Biodiversidade do Rio Grande do Sul. Através do visualizador do SIGBio-RS é possível acompanhar informações referentes ao conjunto de indicadores ambientais levantados nesse trabalho, permitindo o conhecimento da situação de preservação da biodiversidade nas escalas estadual, municipal e regional.

    O que é biodiversidade?

    Biodiversidade ou diversidade biológica (do grego bios, vida) é a diversidade da natureza viva. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microorganismos, a variedade de ecossistemas terrestres e aquáticos e a variedade de funções ecológicas associadas, desempenhadas por cada organismo que compõem o ecossistema.

    O termo “diversidade biológica” foi criado por Thomas Lovejoy em 1980, ao passo que a palavra biodiversidade foi usada pela primeira vez pelo entomologista E. O. Wilson em 1986, num relatório apresentado ao primeiro Fórum Americano sobre a diversidade biológica, organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA (National Research Council, NRC).

    Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos conscientizados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção de espécies, fenômeno que começou a ser observado nas últimas décadas do século XX.

    A partir da Conferencia Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD ou Rio-92), que reuniu milhares de pessoas representando governos e povos de centenas de nações, foi firmada a Convenção da Diversidade Biológica (CDB), marco básico mundial para tratar deste tema.

    Citação

    Para citação de dados do sistema, utilize o seguinte formato:

    Sistema de Informações Geográficas da Biodiversidade do Rio Grande do Sul – SIGBio-RS, Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA/RS. Porto Alegre - RS. https://gis.fepam.rs.gov.br/sigbiovisualizador#/. Acesso em (DATA dd/mm/aaaa)